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Logística

LOCALIZAÇÃO

As áreas minerais da Santa Fé Mineração estão localizadas no município de Brumado e NS do Livramento, no sudoeste do estado da Bahia, a cerca de 80 km da cidade de Brumado e cerca de 200 km de Vitória da Conquista e 98Km de Guanabi.

Transporte Ferroviário – Ferrovia FIOL (EF 334)

A FIOL tem cerca 1.527 km de extensão desde o Porto Sul, no município de Ilhéus/BA, até Figueirópolis, no Tocantins. A construção está sendo implantada em duas etapas. A primeira etapa, entre Ilhéus e Barreiras, passando por Caitité e atravessando a Santa Fé, e a segunda etapa, será de Barreiras a Figueirópolis. O mapa abaixo destaca os municípios com potencial para mineração e as frentes de obra da construção, cuja conclusão para o trecho Ilhéus/Caitités está prevista para o segundo semestre de 2026. É importante destacar que os trilhos da FIOL atravessam as áreas da Santa Fé Mineração e que a distância entre o carregamento dos vagões e a instalação da futura planta de concentração é bem próxima uma vez que a Santa Fé adquiriu uma área de 60 mil metros quadrados adjacentes a FIOL (Fonte: Valec).

O concentrado de minério de ferro, pellet feed 65%Fe a ser produzido pela Santa Fé Mineração (SFM) será transportado alternativamente pela FCA até o porto de Aratú  e ou através da ferrovia FIOL a partir das áreas das minas até o terminal, no Porto Sul em Ilhéus, onde será embarcado. A ferrovia e porto estão sendo construídos utilizando-se as mais modernas técnicas de engenharia. A construção da ferrovia FIOL está sendo construída pela Bamin, empresa responsável pela construção da ferrovia que quando concluída, venderá a capacidade de transporte da FIOL, a longo prazo, através track rigth. Esta malha será operada por empresas com expetise no setor ferroviário seguindo o novo marco regulatório das ferrovias.

As principais características da ferrovia FIOL no trecho Brumado/Ilhéus são:

• Extensão: 500 km;

• Bitola: 1,6 m;

• Dormentes de concreto;

• Trilhos: UC – 60;

• Toneladas por eixo: 32;

• Velocidade: até 80km/h;

• Pátios de Cruzamento: Fase I – 18 pátios; Fase II – 34 pátios;

• Capacidade projetada: 60 MTpa;

• Material rodante: vagões com peso bruto de 140 tons e locomotivas de 4500 hp.

Com estes parâmetros, projeta-se uma operação com composições de 140 vagões, carregando até 15.500 tons, com ciclo inferior a 20 horas, colocando a FIOL dentre as ferrovias do grupo havy haul.

Complexo Porto Sul
O Complexo do Porto Sul deverá ser o maior projeto na Bahia, devendo movimentar, a médio prazo, até 80 milhões toneladas por ano, entre minério de ferro e outras cargas a granel. O Porto Sul será construído no litoral norte de Ilhéus, entre as localidades de Aritaguá e Sambaituba, em área de 1.860ha pertencente ao estado da Bahia. Abaixo destacamos a planta on-shore e off-shore do projeto conceitual do Porto Sul, com a operação de navios de grande porte – trata-se de um porto de grande calado, que permite a atracação de navios de alta capacidade tipo Cape Vessel com grande velocidade de carregamento e que vai operar no sistema offshore.

Mapa do porto Sul On Shore

Porto Sul On Shore 

Peras e ramais ferroviários, viradores de vagões para as cargas de minério de ferro;

• Pátios de estocagem para minérios de ferro (2 pátios, sendo 01 para TUP e 01 para Porto Público) 01 de fertilizante; 01 de clínquer; 01 de soja e 01 outros granéis sólidos;

• Transportadoras de correias;

• Acessos principais, acessos internos, edificações de apoio e administrativas (Fonte: Governo da Bahia).

maoa do Porto Sul Off-shore

Porto Sul Off-Shore 

• Ponte de acesso aos píeres de carregamento (Píer da TUP e Píeres do Porto Público);

• Píeres de carregamento de cargas diversas (minério de ferro, soja, clínquer, fertilizantes, etanol, outros granéis sólidos) para o Porto Público;

• Quebra-mar (TUP e Porto Público);

• Canais de acesso e bacia de evolução (Fonte: Governo da Bahia).

Sistema logístico utilizado pela Santa Fé Mineração

A expedição de minério da Santa Fé Mineração será totalmente sincronizada e integrada com a demanda de embarques dos navios de grande porte no terminal do Porto Sul, e com transporte ferroviário na FIOL através do operador logístico.

Porto de Aratú

Atualmente, o Porto de Aratu tem capacidade para embarcar navios Panamax. Este porto está sendo aprimorado e dentro de 1 a 2 anos estará mais eficiente, com maior velocidade de carregamento e atenderá navios super Panamax de 120 mil toneladas.

A futura planta de concentração de Santa Fé aproveita ao máximo as reservas de minério de ferro que estão localizadas a aproximadamente 500m metros da futura planta de beneficiamento, em uma propriedade de Santa Fé com área de 60 mil metros quadrados, às margens da ferrovia FIOL. Por outro lado, o transporte do minério de ferro a ser transportado nos vagões da ferrovia FCA/VLI será realizado por caminhões em estrada boa, a uma distância das minas até a ferrovia FCA (VLI) de 40 km.

Imagem do porto de Aratu, Bahia

ANEXO 1

ANEXO 2

ANEXO 3

Ferrovia FCA/VLI

A ferrovia FCA/VLI) está em plena operação e tem capacidade suficiente para transportar minério de ferro até o porto de Aratú. Há alguns anos, a FCA/VLI estabeleceu um cronograma para transportar até 3 milhões de toneladas por ano de minério Santa Fé.

ANEXO 4

ANEXO 5

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